bem-estar animal

VÍDEO: cães são microchipados em Santa Maria antes de irem para adoção

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Há cerca de dois meses, cães começaram a receber microchips em Santa Maria. Desde então, pelo menos 100 animais já passaram pela microchipagem, segundo a prefeitura. Os cachorros aptos a participarem são os que estarão disponíveis em feiras para adoção e aqueles que vivem em locais com presença de grande número de animais, sob a posse pessoas denominadas "acumuladoras".


A cadela Preta e os seus nove filhotes recém nascidos foram resgatados de uma construção de Santa Maria há cerca de um mês e estão em um lar temporário. Nesta quarta-feira, os cães receberam um microchip de identificação antes de serem adotados. Os 10 bichinhos estarão disponíveis para adoção em uma feira que ocorre neste domingo, na Praça General Osório, popularmente conhecida de Praça do Mallet.

- Nós encontramos a Preta abandonada em uma construção no Bairro Nova Santa Marta, após uma denúncia. Resgatamos ela e os filhotes e, agora, ela já poderá ser adotada - destaca Juliana Arruda, integrante do projeto Mãos que Salvam.

VÍDEO: crianças da Apae recebem cães em atividade de pet terapia

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

A microchipagem é feita por uma equipe da prefeitura. Uma ação para colocar microchips em cavalos está prevista para esta quinta-feira, no Bairro Campestre do Menino Deus. 

- Vimos a real necessidade de fazer a microchipagem pelo grande número de animais em superlotação em determinadas casas para conseguir estimular a guarda responsável. Não é simplesmente adotar um animal e criar ele em situação de rua, onde ele podem ser atropelado, passar necessidades - destaca a médica veterinária da prefeitura, Patrícia Silveira. 

A tecnologia é como se fosse uma identidade do animal. O bichinho recebe um número e, com o leitor do chip, é possível identificá-lo. A partir dos dados na central da prefeitura, é possível identificar o tutor, o contato e o endereço em caso de fuga ou roubo, por exemplo.

As ações integram a "Semana Animal", organizada pela prefeitura. Veja a programação completa aqui.   

Quinta-feira

  •  Durante a tarde, haverá microchipagem de equinos no Bairro Campestre do Menino Deus. Ação será das 14h às 16h30min e, em caso de chuva, será transferida. Local: Recuo com calçamento (também conhecido como mirante) na Rua Vereador Antônio Dias.

Domingo

  • Feira de Adoção de Animais, na Praça do Mallet, das 14h às 18h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Programação municipal do Outubro Rosa conta com ações online e presencial

Próximo

Carteira de vacinação será exigida a partir de 17 de outubro na Região Central

Geral